OK

Copyright TodoDia Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização por escrito do TodoDia Online.

Close

Chá pra beber... e pra temperar

Clube Gourmet

Texto |Cristiani Custódio Fotos | Divulgação | Diário do Chá | 06/07/2018-16:37:19 Atualizado em 06/07/2018-21:10:07

O inverno já chegou, mas o friozinho típico desta época do ano ainda teima em aparecer. Isso, no entanto, não é motivo para deixar de lado os chás, tão comuns nesta época do ano. Se o clima não contribue para se aquecer com a bebida, que tal usá-la para preparar doces e salgados? Ou, quem sabe ainda, para temperar suas receitas?
Apesar de serem universalmente conhecidos como bebidas, os chás e infusões também servem para cozinhar. As folhas aromáticas são ingrediente perfeito para preparações diversas. "Isso abre possibilidades e cada tipo diferente oferece um perfil de sabor e personalidade únicos, que podem adicionar um toque de essência exótica aos sabores familiares das refeições que nenhum outro ingrediente pode fazer", explica a sommelier de chás Helena Leigue, do Diário do Chá.
Segundo ela, para se aventurar nessa experiência é preciso pensar na bebida como uma especiaria. O chá e as infusões podem ser usados como temperos, em receitas doces ou salgadas ou ainda em caldos para sopas e diretamente no leite. "O uso e a preparação dependem da textura e do sabor que você está procurando. Quando preparar algumas xícaras de chá para usar em uma receita, lembre-se de fazê-los de acordo com seu estilo e especificações do fabricante. Você pode fazer seu chá favorito como de costume e, depois, usá-lo como ingrediente", indica.
Experimentos gastronômicos
Embora a prática não seja comum e pareça intimidadora num primeiro momento, o uso do chá como ingrediente pode gerar grandes descobertas gastronômicas. "Comece adicionando apenas uma pequena quantidade da bebida e, ao sentir segurança quanto ao uso, aumente o volume desse ingrediente acessível a todos", recomenda.
Segundo a sommelier, o chá verde funciona bem com legumes, peixes e frango, emprestando suas notas salgadas e mais suaves. Já o chá preto defumado (Lapsang Souchong) combina com carne, cogumelos e ingredientes de sabor mais marcante.
Para quem quer se iniciar nesse universo, outra dica é apostar nos chás preto e verde nas sopas.
E os ingredientes também são peça-chave se a intenção é adoçar o paladar. Sorvete, biscoitos e massa de pastelaria ganham um toque de sabor com as folhas de chá moídas ou infundidas no leite. Helena afirma que o uso do Earl Grey, chá preto aromatizado com óleo essencial de bergamota, em creme de chocolate é uma saborosa opção.
Outro ingrediente desse universo bastante usado na culinária é o matcha, um chá verde em pó com uma variedade de benefícios para a saúde. A dica é polvilhá-lo no sorvete, na salada e em batidas. Ele pode ser utilizado também no preparo de pães, adicionando duas colheres de chá para cada xícara de farinha.
Chá na cozinha
Confira algumas dicas da sommelier de chás Helena Leigue sobre como usar o chá na cozinha:
Se você não tiver folhas soltas, corte os saquinhos de chá e utilize a erva solta;
Guarde o chá em um recipiente hermético em local fresco e escuro;
Todo chá requer um preparo especifico, então, fique atento à sugestão de preparo do fabricante;
Prepare o chá como se fosse para beber;
Trocar a água por chá fresco é uma ótima maneira de adicionar sabores a sopas, cozidos e ensopados;
Ao fazer macarrão, arroz, risoto, quinoa ou qualquer grão ou legumes, tradicionalmente cozidos em água, escolha um chá e substitua a água por ele;
Para usar o chá como tempero, escolha um moedor de café ou de especiarias. Depois, adicione diretamente aos molhos, assados ou até mesmo para infundir em manteiga, azeite e sais.
Salmão com chá preto defumado
INGREDIENTES
3 colheres de sopa de chá preto Lapsang Souchong
¼ xícara de sal kosher
3 colheres de sopa de açúcar granulado
1 pedaço de salmão, com pele
2 a 3 xícaras de azeite extra-virgem
MODO DE PREPARO
Moa o chá em um moedor de especiarias ou de café e, depois, transfira o chá moído para uma tigela e junte sal e açúcar. Despeje metade da mistura em um recipiente, coloque o salmão por cima, com a pele para baixo. Despeje o restante da mistura sobre o salmão, batendo levemente para cobrir uniformemente a superfície. Cubra e leve à geladeira por oito a 12 horas. Retire o salmão da geladeira e enxágue com água fria para remover o excesso da mistura (não esfregar o salmão). Seque com papel toalha e corte em pedaços. Coloque o salmão em um recipiente e despeje azeite sobre ele. Leve ao forno alto por aproximadamente 20 minutos.