OK

Copyright TodoDia Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização por escrito do TodoDia Online.

Close

Reeditados

Clube Gourmet

Texto |Jucimara Lima Fotos | Divulgação | 22/06/2018-18:36:18 Atualizado em 22/06/2018-21:38:59

Amendoim, pamonha, doce de abóbora, paçoca. Impossível que você não tenha degustado algumas dessas delícias nos últimos dias, ou pelo menos visto, afinal, são produtos típicos e tradicionais da culinária junina. Agora imagine pegar esses ingredientes e dar uma nova cara a eles, ressaltando o sabor ou mesmo inovando? Foi com esta proposta de releitura que conversamos com alguns chefs de nossa região para que eles desenvolvessem receitas diferentes do comum. O resultado foi um festival de delícias daqueles de tirar o chapéu. Confira!
Imagem Anterior
Imagem Próximo
1/1
Pudim de Paçoca da chef Gi Sales do Requinte Buffet
INGREDIENTES
1 Lata de leite condensado
500ml de leite
5 ovos inteiros
10 paçocas (e mais umas 3 para decorar)
CALDA:
1 xícara (chá) de açúcar
1/4 xícara (chá) de água
MODO DE PREPARO
Faça a calda com açúcar e a água em uma panela ou na própria forma, em forno baixo até escurecer. Desligue o fogo e espalhe o caramelo virando a forma.
No liquidificador, bata o leite condensado, o leite, as paçocas e os ovos por 3 minutos. Despeje essa mistura na forma caramelizada e cubra a forma com papel alumínio.
Leve ao forno pré-aquecido à 220ºC em banho-maria por 40 minutos ou até você enfiar um palito e ele sair limpo. Deixe esfriar e leve à geladeira por 2 horas. Desenforme e decore com paçocas esfareladas.
Dica: Pode ser servido em tamanho menor como finger food
Aligot de pamonha com costela desfiada da chef Fádia Cheaito, do Sheike Culinária Árabe
INGREDIENTES
5 espigas de milho
4 colheres de sopa de azeite
2 palitos de queijo coalho
Sal a gosto
1/2 de Cheiro verde picado
RECHEIO
300g de costela assada ou cozida na panela de pressão desfiada , sal e pimenta do reino a gosto.
MODO DE PREPARO
Rale o milho (reserve a palha) e em seguida bata no liquidificador com o restante dos ingredientes exceto o queijo coalho. Passar por uma peineira grossa . Em seguida, picar o queijo coalho em cubos pequenos e misturar no milho batido. Reservar. Pegar a costela e temperar com o sal e pimenta do reino . Em uma panela de pressão cozinhe a costela até que desmanche, ou se preferir pode fazer assada , enrrolar em um papel alumínio e colocar no forno até que esteja macia . Em seguida com um garfo desfiar.
Dica: Só depois que a pamonha estiver cozida, abrir a
palha e fazer um corte transversal na pamonha e rechear com a costela desfiada.
Pavé de amendoim com doce de abóbora e coco e cobertura de sagu do chef Frédéric Starck, do Chez fred- Sucrés et salés
INGREDIENTES / Para o pão de ló de amendoim
2 ovos
3 claras
25g de farinha
175g de mistura igual de amendoim e açúcar de confeiteiro
20g de manteiga
15g de açúcar
Manteiga e farinha para untar a forma
MODO DE PREPARO
Em uma batedeira , bata os ovos, o açúcar de confeiteiro e o amendoim. Adicione a farinha e por último a manteiga. Bata as claras em neve e adicione 15g de açúcar. Incorpore delicadamente as claras dentro da primeira mistura com a ajuda de uma espátula. Despeje numa assadeira baixa untada. Assar 200g por 6 a 7 minutos, até ficar bem dourada a massa. Deixe esfriar e desenforme-a.
RECHEIO DE ABÓBORA COM COCO
INGREDIENTES
250g de abóbora sem casca, e cortada em pedaços médios
1 caixa de creme de leite sem soro
caixa de doce de leite
1 canela em pau
1 cravos da índia
Coco ralado fresco fino
MODO DE PREPARO
Em uma panela grande colocar a abóbora, o açúcar, a canela e os cravos. Levar para cozinhar em fogo brando com a panela tampada. Mexa sempre e amasse com uma colher de pau para desmanchar a abóbora. Quando ela estiver bem cozida, retire a canela e os cravos, e junte o coco. Deixe apurar mais um pouco, adicione o creme de leite e o doce de leite e desligue o fogo. O doce não pode ficar seco, tem que ficar bem úmido.
CALDA PARA MOLHAR O PÃO DE LÓ
INGREDIENTES
250g de Água
125g de açúcar
essência de baunilha
MODO DE PREPARO
Coloque tudo numa panela e ferva, e deixe resfriar.
Sagu
INGREDIENTES
1 xícaras de sagu
2 xícaras de vinho tinto
xícara de açúcar
3 xícaras de água
MODO DE PREPARO
Coloque tudo numa panela e ferva, e deixe resfriar. Coloque o sagu em uma travessa com a água e deixe de molho por 15 minutos. Depois escorra a água do sagu e o coloque para ferver por uns 10 a 15 minutos só com água, sempre mexendo. Dado estes 15 minutos ou assim que algumas bolinhas começarem a ficar transparentes, despeje o conteúdo da panela em um escorredor de macarrão e os lave para tirar a gosma resultante do cozimento. Enquanto fica escorrendo, coloque na panela o vinho, o açúcar e uma xícara de água. Quando começar a ferver, coloque o sagu e espere cozinhar mais uns 15 minutos, até todas as bolas ficarem transparentes. Coloque em um recipiente e deixe esfriar.
DICA: Numa travessa de vidro forrar ela com o pao de ló, umidecer com a calda, intercalar o doce de abóbora, repétindo a operação até chegar a um dedo da borda do pirex.
E por último cubra com sagu.
Outros formatos
Pipoca doce ou salgada? nada disto. Para sair do comum a Yoki juntou um time de consultores para desenvolver duas receitas bem diferentes: uma barrinha de Pipoca e Bolo de Pipoca. O formato é novo, mas o sabor e a crocância é o mesmo que conhecemos e ainda surpreende.
Barrinha de Pipoca
 
INGREDIENTES
2 xícaras (chá) de açúcar
1 xícara (chá) de água
2 colheres (sopa) de glicose Yoki
2 colheres (sopa) de amendoim Yoki
120g pipoca natural Yoki estourada
 
MODO DE PREPARO
Para fazer sua barra doce de pipoca caramelada com amendoim, leve o amendoim ao forno preaquecido a 180°C por 30 minutos, até torrar. Após esfriar, para descascar o amendoim, esfregue-o com as mãos até soltar a pele dele. Reserve. É hora de aprender a fazer o caramelo para a pipoca e o amendoim. Em uma panela, misture a água, o açúcar e a glicose e leve ao fogo até que forme uma calda em ponto de fio. Retire a calda do fogo e junte o amendoim reservado e a pipoca.Misture até que a pipoca e o amendoim fiquem envolvidos pela calda. Sua receita de pipoca doce está quase pronta. Coloque em uma forma 28 x 18 cm, espalhe a pipoca e pressione com um rolo de macarrão.
Deixe esfriar e corte em barrinhas ou em quadrados sua receita de pipoca gourmet com amendoim.
Imagem Anterior
Imagem Próximo
1/1
 
Bolo de Pipoca
 
INGREDIENTES
1 PopCorn Cobertura sabor Caramelo Yoki
 
Passo a Passo:
 
Forre uma assadeira (21 cm), de buraco no meio, com papel alumínio, reserve. Prepare a pipoca de cobertura, conforme instruções da embalagem. Coloque a pipoca na assadeira e aperte bem. Deixe esfriar um pouco e desenforme.Sirva quente.
Imagem Anterior
Imagem Próximo
1/1