OK

Copyright TodoDia Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização por escrito do TodoDia Online.

Close

Comes & Bebes

Clube Gourmet

22/06/2018-18:36:12 Atualizado em 22/06/2018-21:40:18

Se uma boa Festa Junina é feita de muita comilança, também podemos dizer que os bebes são importantes. Tenho boas recordações de infância do famoso quentão do meu tio avô Carlito Luchiari, que fazia a bebida como ninguém. Tanto é que nas festas de família, todo mundo esperava para tomar. Na parte dos comes, escolhi compartilhar uma receita da saudosa Zete Zanaga, que gentilmente passou para mim e minha mãe há muitos anos atrás. A Rosquinha de São João dela, era tradição de família, assim como o quentão do meu tio. Como prezo pela tradição e acredito muito no conceito da memória afetiva como um dos melhores sabores da vida, resgatei do meu baú essas relíquias, carregadas de amor. As receita são antigas, mas as dicas são super atuais, como tudo que a base é boa. Na publicação de hoje, vai um misto de saudade, homenagem e tradição. Espero que gostem!
Quentão
INGREDIENTES
1 litro de pinga
12 colheres de açúcar bem cheia
100g de gengibre
2 copos de água
5 paus de canela
12 cravos
MODO DE PREPARO
Derreta o açúcar, junte com o gengibre cortado em rodelas. Deixe no fogo até dourar. Quando dourar, coloque a pinga e água. Deixe ferver mais ou menos 1/2 hora. Coloque os cravos e a canela.
Rosquinha de São João
INGREDIENTES:
3 xícaras (de chá) de farinha de trigo
1 xícara de açúcar
100g de manteiga ou margarina
1 colher de sobremesa de pó royal
1 colherinha de noz moscada ralada
2 ovos
1 xícara (mais ou menos) de leite
MODO DE PREPARO
Amasse muito bem. Deixe descansar por uma meia hora. Abra com o rolo na espessura de 1/2 centímetro. Corte em rodelas com um copo pequeno. Tire uma tampinha (com copo menor) no centro e frie em bastante óleo (não muito quente), até dourar bem. Polvilhe com açúcar e canela ainda quente.
Bróa de Angú
Esta receita boa para tomar com um cafezinho é da querida Maria Abadia de Jesus. Anote que vale a pena!
INGREDIENTES
300g de farinha de trigo
300g de fubá de milho
150g de açúcar cristal
1/2 copo de óleo
1/2 litro de leite
1/2litro de água
1 colher de sopa de margarina
15 ovos
Cravo, erva doce, canela em casca à gosto
MODO DE PREPARO
Coloque o leite, a água o óleo, a margarina, cravo, canela e a erva doce em uma panela para ferver. Quando estiver abrindo fervura, despeje o resto dos ingredientes: trigo, fubá, açúcar. Eles devem ser misturados antes de serem despejados na panela. Deixe ferver mais um pouco até dar ponto de angú. Depois, deixe esfriar até que você possa mexer com as mãos. Só então coloque os ovos, até o ponto de pingar, em assadeira polvilhada somente com trigo para não grudar e dar um toque especial às bróas. Para pingar as bróas pegue uma xícara, unte com a própria massa e polvilhe com trigo e vá colocando a massa até ficar redonda e lisa. Feito isso, despeje na assadeira, repita o processo com todas as broas, sendo necessário polvilhar com trigo a xícara sempre que a massa estiver grudando. Leve ao forno a aproximadamente 200º.