OK
Close

ARTICULAÇÕES

Fogo Cruzado

04/04/2018-22:24:08 Atualizado em 04/04/2018-22:20:25

Aberta a temporada de caça a nomes para a disputa a uma cadeira no legislativo estadual e federal, e os partidos já começaram as articulações e contatos com possíveis candidatos. Em Americana, duas fortes lideranças do PC do B mantiveram contato com o ex-vereador Valdecir Duzzi (SD) na tentativa de indicá-lo para a Assembleia Legislativa. Segundo apurou o Tododia, a vereadora Maria Giovana Fortunato e Duzzi fariam a dobradinha na disputa a deputado federal e estadual, respectivamente.

ARTICULAÇÕES II
O ex-ministro dos Esportes, Orlando Silva, reforçou o convite ao ex-vereador Valdecir Duzzi para disputa a estadual. Sem dar muitos detalhes nem confirmar a intenção de concorrer nas próximas eleições, Duzzi disse que ainda pretende avaliar os convites, mas antes quer ouvir a opinião de sua família.
PAI DA CRIANÇA
O Governo do Estado anunciou uma verba de R$ 2,7 milhões para a construção e o mobiliário de uma nova creche para Americana, que deve ser construída no Jardim Boer, localizado nas proximidades da Rodovia Anhanguera. Acontece que depois do anúncio, os deputados de Americana iniciaram uma disputa pela paternidade do benefício. O primeiro a cantar vitória foi Chico Sardelli (PV) que, por meio de sua assessoria de imprensa, contou terem sido várias as reuniões com o presidente do Fundo para o Desenvolvimento da Educação (FDE), João Cury, inclusive com uma derradeira em fevereiro, na qual teria cobrado agilidade no processo.
PAI DA CRIANÇA 2
Pouco mais de uma hora depois, foi a vez do deputado Cauê Macris (PSDB) se manifestar, também por meio de sua assessoria de imprensa, dizendo que os recursos são resultado de uma solicitação dele próprio e do pai, o deputado federal Vanderlei Macris (PSDB), ao FDE. O material dos Macris traz uma declaração, atribuída ao mesmo João Cury, descrevendo o local como "uma unidade espaçosa" e "um projeto premiado (...) bastante iluminado, com bastante espaço para correr, lactário e berçário". Um vídeo que reforça a "paternidade" também foi enviado. Nele, Cury diz que a verba é uma conquista dos Macris e do prefeito Omar Najar (MDB).
GUERRA
Além da disputa que já se esperava em ano eleitoral, já que boa parte dos votos tanto de Sardelli como da família Macris são originados de Americana, a disputa pela paternidade da creche também faz menção à "guerra interna" travada por PSDB e PV para as eleições de governador. Sardelli apoia Márcio França, atual vice-governador e que assumirá a cadeira com o afastamento do governador Geraldo Alckmin (PSDB) para concorrer à presidência da República. França será candidato ao governo e contava com o apoio de Alckmin, até que João Dória (PSDB), prefeito de São Paulo e apoiado pelos Macris, entrou na parada.