OK

Copyright TodoDia Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização por escrito do TodoDia Online.

Close

Trio Maravilha

Clube Gourmet

Texto | Jucimara Lima Fotos | Divulgação | 10/04/2018-23:14:47 Atualizado em 13/04/2018-22:29:26

Com a queda das temperaturas um dos alimentos mais consumidos é sem dúvida o queijo. Mas, será que dá pra se jogar nessa delícia, sem se preocupar com a balança? A resposta para esta pergunta é: depende. Sim, quando o assunto é alimentação saudável, ao contrário do que muita gente pensa o queijo pode ser um ótimo aliado, mas, também pode ser um grande vilão, já que existem queijos como o gorgonzola por exemplo, que apenas 100g possui em média 353 calorias. Na dúvida sobre quais os melhores para incluir na dieta, conversamos com a nutricionista do Oba Hortifruti, Renata Guirau, que apontou 3 mocinhos que podem ser de grande valia na eterna guerra contra a balança. Conheça nossos heróis.
Queijo de cabra
É fonte de proteínas (que atuam na construção do corpo, na formação dos órgãos, da massa muscular e na imunidade) e gorduras naturais boas (que favorecem o equilíbrio dos níveis de colesterol no sangue, e fornecem saciedade e sabor à refeição). Além disto, ele traz carboidratos, vitaminas lipossolúveis (A, D, E e K), magnésio, ferro (que evita anemias), selênio, zinco e cobre (elemento vital para a produção de glóbulos vermelhos), entre outros benefícios.
Cottage
Um dos campeões em baixa caloria, possui somente 110Kcal por cada 100g de queijo. Possui baixa quantidade de gordura, colesterol e de carboidratos e é rico em cálcio, proteínas, vitaminas A, B12 e magnésio. Isso faz desse queijo uma excelente opção para compor refeições intermediárias. Por ser de textura mais cremosa, combina bem em preparações mesclando o sabor doce e salgado e para rechear tortas, lanches e omeletes.
Mussarela de búfala
Esse tipo de queijo é uma ótima opção para compor pratos quentes e sanduíches em versões mais leves. O valor calórico é em média 35% menos, quando comparamos com queijo minas padrão, contendo cerca de 240Kcal por 100g desse queijo. Além disso, possui menos colesterol e mais proteínas e cálcio, quando comparamos com a mussarela convencional. Possui ainda fósforo, cobre, zinco e vitamina A em boa quantidade. Isso confere à esse queijo ação antioxidante, melhora na imunidade e na saúde óssea. Outro dado importante é que o leite de búfala tem quase 3x mais Ômega-3 que o leite de vaca, sendo a mussarela de búfala também fonte desse nutriente.
Dica da Nutri
Para que vai incluí-lo na rotina de dieta, a nutricionista indica:
Café da manhã/ lanches: aposte no queijo de cabra in natura ou combinado com geleias.
Almoço/ jantar: para compor as refeições, aposte em sanduiches, tapiocas, panquecas, wraps e canapés. Como parte das receitas de tortas e lasanhas também fica irresistível.
Atenção: como todas as fontes de cálcio, devemos evitar consumir juntamente com alimentos fontes de ferro, para não atrapalhar na absorção desse segundo mineral, principalmente quando falamos de crianças e gestantes. Fora isso, pode fazer parte da alimentação em qualquer idade.
Sem lactose
Quando comparado aos outros queijos, o de cabra também apresenta uma menor quantidade de sódio e ausência de lactose - derivados de leite de cabra são isentos de lactose e uma boa opção para quem precisa eliminar esse açúcar da dieta. "A produção do leite de cabra e do queijo produzido com ele geralmente é mais artesanal que dos queijos convencionais. Isso faz com que também contenham menos conservantes e até melhor qualidade, quando pensamos que os animais fonte desse leite em geral apresentam melhora condições de saúde", explica a nutricionista.
Receitas
E, para facilitar na hora de incluir esses alimentos na rotina saudável, o Clube Gourmet publica 2 receitinhas práticas e saborosas, indicadas pela Renata. Anotem!
Canapé com queijo de cabra
INGREDIENTES
100g de queijo de cabra
1 xícara de tomates cereja
6 fatias de pão
Manjericão a gosto
MODO DE PREPARO
Corte as fatias de pão em 4 partes
Corte fatias do queijo do mesmo tamanho. Leve ao forno pré-aquecido por 5 minutos. Retire do forno e finalize com uma folha de manjericão e em seguida 1 tomate cereja, fixando com palito de dente.
Salada de folhas com queijo de cabra
INGREDIENTES
1/2 pé de alface roxa
1/2 maço de rúcula
1/2 maço de radíchio
200g de queijo de cabra picado em cubos
3 colheres de sopa de mel
2 colheres de sopa de azeite
2 colheres de sopa de molho inglês
100 mL de água
MODO DE PREPARO
Lave as folhas das verduras e monte de forma distribuída em uma saladeira grande.
Acrescente os cubos de queijo de cabra.
À parte, misture o mel, o azeite e o molho inglês.
Sirva a salada para ser temperada direto no prato.
Serviço | site: www.redeoba.com.br 
Aposte na Cabra
Se precisa fazer uma escolha entre os três, aposte no queijo de cabra!
Com baixas calorias e muitas vitaminas e minerais, a opção é ótima para adultos e crianças, incluindo pacientes com diabetes, pessoas em processo de emagrecimento, com doenças cardiovasculares ou que desejam evitar consumo de derivados do leite", indica Renata.
Fonte de antioxidantes, o queijo de cabra ajuda a reforçar o sistema imunológico, tem bactérias probióticas que contribuem para a saúde do intestino e seu potássio e baixo nível de sódio mantém o coração saudável.
Para quem sofre ou quer evitar problemas ósseos, como a osteoporose, seu cálcio e fósforo são capazes de fortalecer os ossos e ajudar na prevenção dessa doença.
Atenção: Já falando em quantidade de consumo, ela vai variar de acordo com as estratégias de cada pessoa - seja para perda de peso, ganho de massa magra, ou para quem apenas deseja manter uma alimentação saudável. "Uma porção média equivale a 30g e, em média, uma pessoa precisa de 3 porções de laticínios por dia, podendo incluir o queijo de cabra como opção para essas porções", indica. Só há restrição no caso de pessoas com alergia à proteína do leite de vaca, por se tratar de moléculas muito parecidas de proteína.