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Frutas, use e abuse no Carnaval

Clube Gourmet

Texto | Jucimara Lima Fotos | Divulgação | 09/02/2018-18:31:41 Atualizado em 09/02/2018-21:34:30

No Carnaval as frutas não servem apenas pra incrementar a fantasia. Se a ideia é curtir a folia com disposição e sem surpresas desagradáveis, tirar o abacaxi da cabeça e ingeri-lo pode ser uma ótima ideia. Brincadeiras à parte, manter a hidratação de forma adequada, evitar consumir alimentos muito pesados e principalmente tomar muito cuidado com o excesso de bebida alcoólica, podem ser a receita básica para curtir um Carnaval feliz e com toda energia necessária para encarar de boa, a volta da realidade na quarta-feira de cinzas.
E se a combinação calor e Carnaval também significa o consumo de bebida alcoólica, a dica é maneirar na dose. Segundo a SBC (Sociedade Brasileira de Cardiologia), para que o consumo não comprometa a saúde, a medida aceitável é de 6g/dia de álcool. " Para se ter uma ideia uma lata de cerveja possui cerca de 10g, ou seja, uma latinha todo dia passa a ser excessivo", destaca Vanessa Caluete, nutricionista clínica da LC Restaurantes.
Segundo a especialista, o álcool deixa o corpo desidratado por um ou mais dias, atrapalha a capacidade do organismo absorver nutrientes, eleva os níveis de cortisol - hormônio do estresse - diminui os níveis de testosterona e atrapalha o processo de ganho de massa muscular. "Ele também pode causar deficiência de B1, B2, B6, B12 e C, vitaminas essenciais para quem busca melhora no rendimento esportivo", alerta.
Bebeu água? Não? Tá com sede?
E se tem uma bebida que você pode abusar no Carnaval é a água. Indispensável em qualquer época do ano, no Verão o consumo deve ser ainda mais significativo. Aproveite também sucos, chás gelados, smoothies e águas aromatizadas. "Consumir alimentos que repõem nutrientes e sais minerais perdidos no suor como sódio, potássio também são importantes. São os repositores hidroeletrolíticos ou isotônicos, água de coco também é uma boa opção", reforça Vanessa.
Outra orientação é ingerir alimentos antioxidantes para combater os radicais livres produzidos neste período. Boas fontes alimentares são laranja, limão, acerola, tangerina, couve, frutas vermelhas (amora, morango, mirtilo, framboesa), castanhas e alimentos de cor verde escura.
Fuja
Frituras
Gorduras
Milanesas
Molhos à base de maionese
Temperos industrializados
Excesso de sal
Bebida alcoólica
Coma!
Frutas e vegetais crus
Temperos naturais
Água
Sucos, chás gelados, smoothies
Serviço
LC Restaurantes | Endereço: Rua Jacques Félix, 75, Vila Nova Conceição -SP | Telefone: (11) 3849-0439