OK
Close

Remando a favor da maré

TodaGente

Texto | Claudete Campos Fotos | Divulgação | 15/07/2017-20:38:38 Atualizado em 15/07/2017-20:38:48

A tecnologia tem sido uma aliada dos corredores de rua. Um equipamento que pode ser usado para melhorar o condicionamento dos atletas é a máquina de remo, instalada na unidade da Ecofit Club, na capital paulista, e em academias da região.
A máquina de remo é uma excelente alternativa para auxiliar corredores e maratonistas em seus treinos, afirma a professora Deise Vaz, do Start e de corrida da Ecofit Club. "O equipamento ajuda, e muito, no condicionamento físico e na resistência cardiorrespiratória de corredores e maratonistas pois, além de aumentar a resistência cardiorrespiratória e pulmonar, reforça os músculos, trabalhando a resistência, flexibilidade e agilidade do corredor, gerando um recrutamento muscular de todo corpo, ativando a coordenação motora e trabalhando diversas articulações", explica a professora.
Segundo Deise, com o aumento da resistência aeróbia, o remo auxilia na diminuição da sobrecarga das articulações, dos tornozelos, joelhos, quadril e coluna, que são extremamente forçadas na corrida com alto impacto.
De acordo com a coordenadora de musculação da academia, Renata Duran, o treino na máquina de remo melhora o condicionamento físico, a circulação sanguínea, a postura e a coordenação motora, além de aumentar a flexibilidade e fortalecer toda a musculatura, principalmente dorsais, bíceps, quadríceps, glúteos e abdômen.
Remar emagrece
Aliada à alimentação balanceada e frequência de treinos, a máquina de remo provoca o emagrecimento, em razão do gasto calórico. Esse equipamentos trabalha vários grupos musculares ao mesmo tempo e ainda pode gerar um gasto de 400 a 800 calorias por hora, de acordo com a intensidade do exercício e com as características individuais, segundo os profissionais da academia.
Cuidado com a carga
Qualquer pessoa pode praticar as atividades na máquina de remo. No início, recomenda-se usar cargas leves e velocidade moderada, até se adquirir coordenação e excelência no movimento. Nos treinos com alta intensidade, é importante a prática em dias alternados, para evitar lesões. "A orientação profissional é fundamental para que os praticantes não hiperestendam os joelhos ao final de cada movimento e tenham o cuidado de não curvar a coluna", ressalta a coordenadora de musculação Renata Duran.
Combinação com outros exercícios
Exercício no remo ainda pode ser associado ao treino de musculação ou atividade muscular, como body pump (coreografias feitas com pesos e movimentos sincronizados com a música), ginástica Localizada e ecovibe. "Pode, também, ser usada em forma de circuito, combinada a exercícios musculares; ou misturada ao treino funcional. Além disso, o treino somente com a máquina de remo também é possível e intercala momentos mais leves com picos bem intensos de carga e velocidade", explicou Renata Duran.