OK
Close

Maialini

Clube Gourmet

Texto | Claudete Campos Fotos | Divulgação | 14/07/2017-21:20:40 Atualizado em 14/07/2017-22:42:02

Parma, na Itália, é a fonte de inspiração do chef Nicholas Callejas, proprietário do Maialini, gastropub que fica no bairro Cambuí, em Campinas. Os pratos autorais são frescos e versáteis e têm o calor humano da comida italiana. A intenção do chef é unir o clássico e o moderno e incursionar pela rica culinária italiana, com suas massas e embutidos que ganharam fama mundial.
Os pratos foram concebidos a partir da experiência do chef na Itália. Por isso, adiciona sabor em cada receita. O frescor é garantido pelos produtos sazonais. O chef é conhecido por manter uma identidade artesanal do começo ao fim no preparo dos produtos da casa. São os casos dos licores, dos pães e dos sorbets.
A carne de porco é um dos principais ingredientes do restaurante. Afinal, maiale, em italiano, quer dizer animal. Daí o nome da casa. Também não podem fazer os risotos, como o de burrata (queijo mozarela recheado com massa fresca de mozarela e creme de leite fermentado), um dos preferidos dos clientes, até as massas longas e recheadas, preparados com os ingredientes das estações.
Entre os preferidos dos clientes estão o Spaghetti Alla Bolognesa, com carnes bovinas e suínas, vegetais e molho de tomate. Também fazem sucesso o Tortellini di Zucca, uma massa típica emiliana recheada com abóbora e parmigiano (parmesão), servida com espinafre e o Arrosto Rosa di Parma, combinação de filé mignon suíno recheado com culatello, parmigiano e ervas, acompanhado de batata assada e shitake, brócolis e couve flor aromatizados com azeite trufado.
No almoço, de terça a sexta-feira há as opções à la carte e menu executivo. Os pratos mudam de acordo com as estações do ano para garantir o frescor dos alimentos e a valorização dos insumos. No jantar, o gastropub funciona no sistema à La Carte.
Pizzas para compartilhar
Toda semana o chef cria uma edição limitada de pratos para agradar aos apreciadores da boa comida italiana. Em julho, por exemplo, se inspirou no Dia da Pizza, comemorado no último dia 10, e introduziu no cardápio as minipizzas aperitivo, feitas com massa fina e crocante para compartilhar.
A novidade acompanha o conceito da casa de reuniões informais entre amigos. "A proposta é que as pessoas aproveitem para provar as pizzas como entrada, para serem compartilhadas mesmo. Pelo fato de serem pequenas, facilita o pedido de vários sabores para ir degustando", explicou Callejas.
Dos 15 tipos de recheios de pizzas testados na cozinha, quatro foram selecionadas pelo chef, como pesto de manjericão, chorizo com mel, napoletana (com mussarela de búfala) e funghi.
Embutidos
A fama da casa também se deve aos embutidos usados na preparação dos pratos. As tábuas com prosciutto, culatello e outras delícias não podem fazer. E acompanham um bom vinho ou chopes especiais.
Decoração
O restaurante fica em um ambiente refinado e tranquilo. Mescla a descontração de um bar com a cozinha de excelência. Apesar de ficar em um bairro movimentado, a sensação é de sossego. É que fica em uma rua pequena e estreita.
Bar
No bar da casa, a regra é para o cliente ficar à vontade para consumir o que quiser. Pode consumir as sodas italianas sem álcool até os chopes artesanais, vinhos selecionados e uma carta de drinques desenvolvida por Ed Carneiro, um dos bartenders mais premiados do País.
Digital do chef
Tudo o que é feito no Maialini tem as digitais do chef Nicholas Callejas. Ele se formou em Hotelaria pela Faculdade Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) e partiu para a área de gastronomia com o curso de Chef Internacional pela mesma faculdade. Realizou o Curso Prático de Cozinha pela Escola de Culinária e Gastronomia Nicolau Rosa e concluiu a Capacitação para Sommelier pela Associação Brasileira de Sommeliers.
Em 2012, se formou no curso de Cozinha Italiana Avançada pela Faculdade Senac, com passagem de mais de seis meses na Itália trabalhando no restaurante Antica Corte Pallavicina, condecorado com uma estrela Michelin. Em 2014, retornou à Itália para explorar a arte da salumeria com chefs de Polesine Parmense.
 
TOME NOTA
Gastropub Maialini | Endereço: Rua Emília Paiva Meira, 76, Cambuí - Campinas, São Paulo | Telefone: (19) 2515- 2738 | Horário de Funcionamento: Almoço de terça a sexta-feira das 12h às 14h30 e aos sábados e domingos das 12h30 às 15h30; jantar de terça a sexta-feira a partir das 18h30. Aos sábados, das 19h até o último cliente.
 

Leia Mais