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Sem sedentarismo nas férias

TodaGente

Texto | Claudete Campos Fotos | Divulgação | 01/07/2017-19:37:14 Atualizado em 01/07/2017-19:41:20

Enfim, férias! O que as crianças e os adolescentes mais querem é se divertir. Mas muitas vezes ficam na frente da televisão, do videogame, tablets, celulares e computadores da vida. Daí o risco de ficarem obesas por causa do sedentarismo. Especialista dá dicas para os pais estimularem seus filhos a abandonarem a vida sedentária neste período de folga da escola.
A médica do exercício e do esporte, Karina Hatano, sugeriu brincadeiras simples para os pais estimularem seus filhos a praticarem exercícios, como jogar bola, correr, pular corda e nadar. A sugestão da médica é uma combinação de atividade aeróbica, flexibilidade, propriocepção (capacidade em reconhecer a localização espacial do corpo) e até mesmo força nesta faixa etária.
“Até os 10 anos se deve gastar energia com brincadeiras lúdicas - como pega-pega, esconde-esconde, bambolês e amarelinha – passear no parque, andar de bicicleta e curtir uma caminhada com os pais. Acima dessa idade, dentre as inúmeras opções estão os esportes coletivos, como futebol, vôlei e basquete”, sugere a médica.
As crianças até 12 anos podem praticar qualquer esporte, desde que ainda não tenha foco competitivo, para auxiliar no desenvolvimento físico, intelectual, emocional e social.
A orientação dos exercícios varia conforme a idade e durante a fase de crescimento deve ser respeitado especialmente os limites da criança e adolescente em relação a carga (pesos) na musculação e volume de treinos e atividade física.
“O maior beneficio do esporte na infância é proporcionar um futuro com uma melhor qualidade de vida, pois a atividade física regular atua no desenvolvimento social e emocional da criança além prevenir doenças na fase adulta como obesidade, diabetes, hipertensão arterial, depressão e até mesmo doenças cardíacas”, ressalta.
Dicas
Mais de manhã
O recomendável é evitar estímulos antes de dormir. É que a agitação não cansa, apenas aumenta a excitação e dificulta o sono. E o sono é muito importante nesta fase da vida, pois 90% do hormônio do crescimento é liberado em noites bem dormidas.
 
Melhores horários
As atividades físicas realizadas em local fechado podem ser praticadas em horários habituais, pela manhã, tarde ou noite. Os exercícios ao ar livre, preferencialmente, devem ser realizados entre e 9h e 18h, pois o calor do sol pode atenuar a sensação de frio. O corpo quente - pós exercício - exposto à baixas temperaturas súbitas favorece o aparecimento de gripes e resfriados.
 
O exemplo
Os pais podem dar o exemplo de praticar uma atividade física regularmente, ou convidar e encorajar a criança para brincar, caminhar e até mesmo correr em locais ao ar livre, como os parques, para deixarem os equipamentos eletrônicos de lado.
Férias mais saudáveis
• Doces e refrigerantes são prejudiciais ao organismo e deixam as crianças ainda mais agitadas
• Crianças até 12 anos de idade não devem fazer atividades com carga
• Computadores em excesso podem causar tendinite e dores nas costas pela má postura
• Diminua a intensidade dos exercícios próximo às refeições, principalmente o jantar, que deve ser oferecido até as 18h para garantir uma boa noite de sono
• Atividade esportiva é para causar bem-estar e exagerar pode provocar lesões e levar à competitividade e pressão desnecessárias
 
Fonte: Médica Karina Hatano