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Pedalar para perder

TodaGente

Texto | Claudete Campos Foto | Divulgação | 17/06/2017-23:57:52 Atualizado em 17/06/2017-23:58:20

O ciclismo é uma atividade física muito indicada para quem quer perder peso. Além disso, tem baixo impacto e pode ser praticado inclusive por quem está com alguns quilinhos a mais. “É uma atividade que pode tanto ser intensa quanto moderada. Quem está acima do peso, é uma ótima atividade para iniciar devido não ter impacto. Atividade indicada para quem está um pouco acima do peso e tem uma queima calórica alta”, informou o professor Guilherme Rodrigues, da equipe Grae Team.
Uma aula de spinning indoor intensa, que gira em torno de 45 minutos a uma hora, pode resultar na queima de 500 a 600 calorias. Se pedalar uma hora em intensidade leve, a perda chega a 260 calorias. Dependendo da intensidade da aula e da pedalada, consegue queimar mais, informou Rodrigues.
O treinador e personal William Barbosa, 34, garante que andar de bicicleta emagrece. “Por ser uma atividade aeróbia e com pouco impacto, a pedalada pode ser uma ótima atividade pra iniciar para as pessoas com intenção de perder gordura e facilita mais ainda conforme vai aumentando o nível de performance e tempo de atividade”, informou Barbosa.
As dicas do personal são manter uma boa frequência de treinos, uma boa alimentação e, de preferência, buscar ajuda de treinador e nutricionista para atingir seus resultados.
ACADEMIA X AR LIVRE
Na academia, o principal objetivo e a principal diferença é a segurança. Na academia, tem um ambiente seguro onde o professor consegue determinar a intensidade e frequência, correção, ficar mais próximo do aluno, além da segurança, pois não está em contato com os veículos e nem sujeito a violência, informou o professor Guilherme Rodrigues.
“Atividade física ao ar livre vem crescendo muito porque o pessoal vem buscando coisa diferente. Ao ar livre, já foi comprovado, o pessoal consegue aliviar mais o índice de estresse, além de propiciar um aumento de vitamina D no organismo, concentração de grupos que proporciona ciclo de amizades, você consegue explorar mais a via rua quanto a via urbana. São esses fatores que as pessoas vem buscando na atividade física ao ar livre, a liberdade ao fazer algo em sintonia com a natureza, com o centro urbano”, resumiu Rodrigues.
O risco de fazer atividade física ao ar livre sem orientação é se machucar, forçar demais, não controlar a intensidade e ter risco para a saúde. Contudo, houve aumento dos grupos de ciclistas, por estar ao ar livre e fazer novos amigos.
SAIBA MAIS
Hoje, com a tecnologia, com as bicicletas e relógios modernos, os praticantes de atividades físicas na academia e na rua conseguem controlar a intensidade e treino. Está crescendo número de assessorias esportivas que trabalham com corrida, ciclismo, natação e isso faz com que o aluno pratique atividades ao ar livre de forma orientada
MODALIDADES
Ciclismo indoor: praticado na academia
Mountain Bike: praticado em trilhas e estradas de terras
Estrada: Convencional. Praticado em rodovias, pistas e asfalto
Pista: pedalada em velódromo de competição

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