OK
Close

Vencendo a preguiça

TodaGente

Texto | Claudete Campos Foto | Divulgação | 17/06/2017-20:37:27 Atualizado em 17/06/2017-20:35:10

No inverno dá uma preguiça fazer exercícios físicos. Mas quem consegue espantar a preguiça e manter o mesmo ritmo de treinamento vai ter inúmeras vantagens, como emagrecimento mais eficiente, melhora do rendimento e do preparo físico e aumento do bom humor e da disposição.
Quem explica as vantagens é o preparador físico Alex Tercioti, 28, do Centro de Preparação Física Power Result. "A prática regular de atividade física traz benefícios em qualquer época do ano, porém, no inverno, o atleta pode usufruir de vantagens adicionais", explica o preparador.
O emagrecimento é mais eficiente. O organismo está com o metabolismo mais acelerado para manter a temperatura corporal e, aliado ao exercício físico e alimentação equilibrada, o gasto calórico pode ser maior, explicou Tercioti. Além disso, no inverno o desgaste físico é menor, uma vez que a umidade do ar é maior e o calor é menos intenso, fazendo desta uma excelente oportunidade para potencializar os treinos e melhorar o rendimento.
Sem contar que, no inverno, praticar exercício deixa as pessoas bem humoradas e mais dispostas. "Durante o inverno temos mais preguiça e indisposição devido a alterações metabólicas. O exercício físico ajuda a liberar endorfina, hormônio responsável pela sensação de prazer e bom humor", explicou o especialista.
Dicas
O atleta não deve se esquecer de alongar e aquecer antes de iniciar seu treino, pois este cuidado diminui o risco de lesões, que podem ser mais comuns nesta época do ano
É importante também, após a conclusão do treino, quando o corpo está com sua temperatura elevada, não ficar predisposto às mudanças bruscas de temperatura. Então a dica é: logo em seguida ao treino, entrar em um banho quente e se agasalhar
O atleta deve evitar os horários mais frios para treinar e, quando possível, realizar os exercícios ao ar livre e com exposição solar para aproveitar os benefícios do sol na produção de Vitamina D, que tende a diminuir nesta época do ano
Cuidado especial também deve ser dado à hidratação, pois apesar de suarmos menos, isso não quer dizer que devamos beber menos água
Fonte: Preparador físico Alex Tercioti