OK
Close

Aprendizado e divertimento

TodaGente

Texto | Claudete Campos Foto | Divulgação | 10/06/2017-17:37:07 Atualizado em 10/06/2017-17:37:03
Jogo Gênios da Ciência | Na plataforma, jogador é instigado a resolver desafios nas áreas de saúde, energia e meio ambiente

Ensinar ciências apenas com a ajuda de giz e quadro negro não é muito atrativo para a nova geração, tão acostumada com as maravilhas da Internet. Entre tantas iniciativas para tornar o aprendizado mais lúdico, um jogo online da Fundação Siemens e da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha tenta preencher essa lacuna. Esse projeto é realizado em três continentes e visa despertar o interesse das crianças pela Ciência.
Esse projeto é destinado a estudantes entre 10 e 14 anos, que estão no Ensino Fundamental. Segundo a fundação, disponibiliza caixas com ferramentas e instrumentos em escolas para que os alunos aprendam mais sobre Ciência com ajuda dos professores. O kit estimula a investigação e a criatividade, aplicando o ciclo do pensamento científico.
Os alunos também podem participar do jogo educacional online do projeto Experimento 10 da Fundação Siemens, chamado "Gênios da Ciência". É destinado aos estudantes que já participam das atividades da fundação e aos demais interessados. Na plataforma virtual, os moradores da cidade Gênios da Ciência são instigados a resolver desafios nas áreas de saúde, energia e meio ambiente.
Os desafios vão desde solucionar problemas como falta de energia até descarte incorreto de materiais recicláveis. Para cumprir a tarefa, têm de escolher itens corretos disponíveis em uma maleta. A plataforma permite uso de elementos de simulação e RPG para tornar a experiência mais envolvente.
"Essa é uma ação inovadora, alinhada às principais tendências em educação. A missão é desmistificar a ciência, mostrar que ela não é coisa de laboratório e, sim, do dia a dia. Com o Gênios da Ciência - Experimento 10 , será possível simular os impactos de se desligar a energia elétrica de uma fábrica, por exemplo. O estudante terá que testar alternativas para resolver os problemas.", explicou a secretária executiva da Fundação Siemens, Bianca Bozon Moreira Talassi.
NOVAS MÍDIAS
Diretor do departamento de Inovação e Tecnologia da AHK São Paulo, Bruno Vath Zarpellon, aposta na efetividade do projeto e nas novas mídias: "A parceria com a Fundação Siemens neste projeto é de grande importância para nós, pois também acreditamos na digitalização em sala de aula e na otimização do ensino. As novas gerações pensam de forma diferente e é necessário se adaptar a isso para que a sociedade continue evoluindo e inovando", disse Zarpellon, em nota.
SAIBA MAIS | O que é o projeto
O Gênios da Ciência é um jogo educacional on-line. É uma versão on-line do projeto Experimento 10 . Na cidade Gênios da Ciência, os participantes são convidados a solucionar desafios das áreas de Saúde, Energia e Meio Ambiente. Os participantes fazem experiências on-line e têm acesso a experiências para realizar em casa ou em sala de aula, sob a supervisão de um professor em sala de aula. Os resultados podem ser compartilhados na plataforma do jogo incentivando a discussão sobre Ciência no ambiente digital e no dia a dia. A Fundação Siemens promoverá um campeonato até 11 de agosto. A inscrição pode ser feita pelo hotsite www.geniosdaciencia.com.br , seguindo as instruções fornecidas na área de cadastro. O ganhador será presenteado com um tablet.
Serviço | Para se cadastrar no projeto basta entrar no site www.geniosdaciencia.com.br e preencher os dados como aluno, professor e escola.