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Alimentação que alivia

Clube Gourmet

Texto | Claudete Campos Fotos | Divulgação | 19/05/2017-21:47:09 Atualizado em 19/05/2017-21:46:59

A alimentação pode ser uma grande aliada das pessoas em situação de estresse ou ansiedade, já que certos alimentos podem aliviar os sintomas. É o que revela a pesquisadora da área, a nutricionista Aline Quissak. Nas suas pesquisas, prioriza as propriedades terapêuticas dos alimentos e alia prazer da alimentação com o bem-estar. As receitas ajudam a aliviar os sintomas desses males. Esta é a quarta reportagem da série sobre alimentação saudável.
Especialista nas áreas de Oncologia, Síndrome Metabólica, Psicologia da Nutrição e Nutrição Esportiva, Aline entende que alimentação saudável pode alterar os níveis de estresse, ansiedade e até a disposição para executar as tarefas cotidianas. E une três pilares: prazer de comer, funcionalidade da comida e aspectos culturais.
E-BOOK
E todo esse trabalho está descrito no e-book "Mood and Food: receitas para reduzir estresse, ansiedade e melhorar seu humor". O livro é uma ferramenta do manifesto criado pela nutricionista intitulado #MinhaMelhorVersão. O manifesto surgiu com o objetivo de criar uma rede colaborativa, ajudando a si e ao próximo na busca por uma rotina mais saudável.
"O manifesto é algo mais simples do que parece. Por exemplo, quando a pessoa leva uma fruta para o trabalho, automaticamente ela está influenciando aquele ambiente, estimulando as pessoas em volta a tentar algo novo e quebrar seus paradigmas sobre a nutrição, chamando a atenção para práticas simples e saudáveis", explicou.
As estatísticas
- Ansiedade - 9,3% da população brasileira tinha algum tipo de transtorno de ansiedade, segundo levantamento divulgado em fevereiro deste ano pela OMS (Organização Mundial de Saúde). No mundo, ao menos 18,6 milhões de pessoas têm o mesmo problema.
- Estresse -Segundo a International Stress Management Association (ISMA), mais de 70% da população brasileira sofre com algum tipo de estresse.
Alimentos que ajudam no combate ao estresse e a ansiedade
- Café da Manhã: Ovo mexido com queijo minas padrão, estepe ou ementhal. Salada de frutas de melão, melancia com semente de linhaça. 1 xícara de Café expresso
- Almoço: Filé de Peixe (Preferir Tilápia, salmão, truta, badejo ou camarão), feijão ou sua família (ervilha, lentilha, grão de bico), Folhas verde escuras (principalmente espinafre, couve e rúcula), Vegetais verde escuros e amarelos (brócolis, cenoura, abóbora, beterraba)
- Café da Tarde: Aveia com Banana, canela e coco ralado. Acompanhar de torrada integral com queijo minas padrão ou meia cura.
- Jantar: Filé de Frango temperado com cúrcuma (açafrão da terra e pimenta do reino) acompanhado de espinafre refogado com alho, cebola e azeite. Adicionar pedaços de abacate e tomate cereja. Tomar 150 ml de Suco de Acerola com limão
- Ceia (Lanche noturno): Iogurte integral com 2 castanhas do Pará. Acompanhar de Chá de melissa com 3 gotas de óleo essencial de laranja doce 100% puro e 5 gotas de própolis.
Fonte: Nutricionista Aline Quissak