OK
Close

Agricultor

A sua opinião

Alex Tanner | Servidor público Sumaré - 13/03/2017-23:28:34 Atualizado em 13/03/2017-23:28:13

Todos nós sabemos que tudo o que comemos deriva da terra e do homem do campo, ou seja, de quem cultiva ou produz alimentos.
E nos dias atuais muitas são as técnicas de cultivar o solo para melhor produtividade. Pois a demanda cresce ano após ano, seja para o consumo humano ou animal, e por isso houve a necessidade de investimentos em maquinários modernos, que planta e colhe os alimentos (ainda há os críticos que dizem que as máquinas tiram o emprego do trabalhador rural).
Contudo, seria impossível abastecer o mercado consumidor se não fosse a tecnologia! Não é verdade? Às vezes, em viagens ou mesmo nos arredores da região eu observo os homens do campo trabalhando aos sábados, domingos e feriados, alguns com maquinários e outros como na antiguidade, com animais e enxadas, e normalmente debaixo do sol escaldante. E depois de tanto trabalho e dedicação o sucesso da colheita ou safra ainda depende do clima, se terá excesso ou falta de chuva, geadas, pragas, etc.
Posteriormente tem os preços de mercado; onde oferta x procura coloca o fim às expectativas ou esperanças! Lucro ou prejuízo? Reflexão: parabéns aos homens do campo.