OK
Close

Uma sala, duas funções

TodaGente

Texto | Claudete Campos Fotos | Divulgação | 11/03/2017-20:14:20 Atualizado em 11/03/2017-20:14:16

Com os apartamentos cada vez mais compactos, o jeito é integrar os ambientes. A sala pode ter as funções de estar e home theater. Quem tem esse problema, pode conferir as dicas de especialistas para criar um ambiente bonito, funcional, equilibrado e agradável para receber as pessoas. E não precisa ser nenhum expert para isso.
A primeira regra é para que o ambiente se adeque para que as funções não interfiram uma na outra. O espaço deve ser confortável para permitir conversa entre os amigos e familiares. E, ao mesmo tempo, seja agradável e aconchegante para assistir um filme. Neste caso, o mobiliário conta muito. Para que o espaço seja bem dividido, o mobiliário deve ser organizado para que não tenha apenas um sofá voltado para a televisão.
"É necessário pensar no espaço como uma sala de estar. Desta forma, para que o ambiente seja propício para uma conversa, disponha pelo menos uma poltrona voltada para o sofá. Se conseguir mais de uma, é o ideal. Pensar num local para apoiar petiscos também é muito importante. Se não conseguir espaço para uma mesa de centro, pode utilizar o móvel da TV, um banco ou uma mesa lateral", ensina a arquiteta Luciana Araújo, sócia-proprietária do escritório Óbvio Arquitetura.
A arquiteta Carmen Calixto também aposta no sofá como o curinga do ambiente, além do uso de bons tecidos para compor a decoração. "Os tecidos a serem escolhidos para os sofás e poltronas devem ser confortáveis ao toque e resistentes, pois no home theater, o usuário passa muito tempo sobre o sofá. É superimportante que os tecidos sejam impermeabilizados, para resistir ao dia a dia", orientou Carmen.
Dicas
Tome cuidado com os sofás com os modelos retráteis, pois costumam ser muito atrativos por sua funcionalidade, mas, por seu tamanho, podem preencher muito espaço no ambiente, comprometendo a proporção da sala
Verifique as medidas para que não atrapalhe a circulação
Deixe um local para algum apoio para petiscos
Se a sala for pequena e não tiver espaço para mesa de centro, utilize uma mesa lateral de apoio
Mesas laterais menores podem ser utilizadas na frente do sofá. Os bancos também são ótimos aliados, porque servem como assentos, apoios de pé e como um local para apoiar uma bandeja em locais menores
Faça um estudo de cores, proporção e funcionalidade para o ambiente.
Fontes: Arquitetas Luciana Araújo e Carmen Calixto