OK
Close

Popularizou

Clube Gourmet

Texto | Claudete Campos Fotos | Divulgação | 10/03/2017-21:03:38 Atualizado em 10/03/2017-22:40:25

Uma sobremesa francesa se popularizou entre os brasileiros. É o Fondant Mi-cui au chocolat, ou melhor, o Petit Gateau, que significa pequeno bolo em francês. Antes restrito a restaurantes franceses chiques, hoje é encontrado como opção nos cardápios até mesmo de botecos. O charme dessa sobremesa é a massa crua do interior escorrer pelo prato e se misturar à bola de sorvete que o acompanha.
O sucesso se relaciona com seu sabor e cremosidade e o contraste entre a calda quente, servida com o sorvete ou creme de chantilly gelado, explica a professora das disciplinas de Confeitaria, Habilidades de Cozinha e Cozinha Italiana, Tatiane dos Santos, do Centro Universitário Senac de Águas de São Pedro.
O sucesso foi tanto que o brasileiro, "sempre criativo", inventou versões para o petit gateau, com sabores de chocolate branco, goiabada, caramelo e outros, atraindo ainda mais consumidores, contou a professora.
Segundo Tatiana, essa é uma sobremesa fácil de ser feita. É muito simples, diz. O único cuidado é a cocção no forno, para que o bolo asse por completo e tenha aquele centro cremoso. "O petit gateau não tem recheio nem calda no centro. O que vemos escorrer do centro do bolinho é a própria massa dele que ainda está crua; não assou", explica a professora.
Para fazer essa sobremesa, o segredo é a temperatura do forno, que deve estar bem alta para que o bolo asse por fora antes de assar por dentro, explica a professora do Senac. "Outro detalhe é não deixar muito tempo no forno, pelo mesmo motivo...para que o bolo não asse por completo", explicou a professora.
Bolo Cru
Petit Gateau é o nome de batismo desta sobremesa no Brasil. Na França, esta sobremesa aparece nos cardápios com o nome de Fondant Mi-cui au chocolat. Segundo Tatiana dos Santos, há histórias diversas sobre sua origem. Dizem que o chef tirou o bolo do forno antes do que deveria e por isso o centro estava "cru", escorrendo no prato. Por ser uma massa rica em chocolate e manteiga, com pouquíssimo trigo, esta massa "crua" no centro não apresenta aquele gosto desagradável de amido cru, o que colabora para o sucesso desta sobremesa, diz Tatiana.
Petit Gateau
Nita Alimentos
INGREDIENTES
500g de chocolate ao leite picado
500 ml de creme de leite
1 xícara (chá) de açúcar
1 xícara (chá) margarina uso culinário sem sal
10 ovos inteiros
8 gemas
2 xícaras (chá) de Farinha de Trigo Nita (240g)
MODO DE PREPARO
Derreta o chocolate, acrescente o creme de leite e misture bem. Reserve. Derreta o ganache, o açúcar e a margarina no micro-ondas por 40 segundos. Acrescente os ovos e as gemas, por último a farinha de trigo. Misture bem e coloque em formas untadas e polvilhadas com chocolate em pó 50%. Asse em forno pré-aquecido a 180ºC por 8 minutos. Sirva com sorvete.