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Veja como substituir o arroz e feijão

Troca Econômica

30/09/2016-19:19:58 Atualizado em 30/09/2016-20:46:55

Com o preço do arroz e feijão nas alturas, o macarrão pode ser uma alternativa mais barata para quem quer economizar. Mas nutricionista recomenda incrementar a massa com legumes e proteínas, para ter os nutrientes equivalentes ao da dobradinha preferida dos brasileiros.
Para adequar a alimentação ao orçamento, a dica é fazer trocas inteligentes, sugere a Basilar. Na hora de substituir o arroz com feijão, o macarrão pode ser um bom aliado. De acordo com a nutricionista Mariana Nacarato, da Equilibrium, as massas têm uma composição nutricional muito parecida com o arroz, pois são fontes de carboidrato e, por isso, fornecem energia para o corpo.
Já o feijão contém proteínas, nutriente importante para fortalecer o sistema imunológico e os músculos; ferro, fundamental para evitar anemia; fibras, importantes para o funcionamento do intestino e vitaminas que contribuem para o bom funcionamento do corpo.
Para deixar a refeição nutricionalmente completa, a dica da nutricionista é buscar esses nutrientes em outros ingredientes. Além de incluir saladas, legumes cozidos e verduras refogadas, que contêm fibras, a combinação da massa com carne, frango ou sardinha, também ricas em proteína, deixa o prato equilibrado, podendo substituir o tradicional arroz com feijão.
"Outras leguminosas, como ervilhas e grão de bico, e raízes, como a beterraba, também têm vitaminas, ferro e fibras, e combinam com as massas, podendo substituir bem o feijão", diz a nutricionista.