OK
Close

Arroz

Troca Econômica

20/08/2016-00:22:39 Atualizado em 20/08/2016-00:36:04

O preço do quilo do arroz teve um aumento de 8,61% de janeiro a julho deste ano nos supermercados do Estado. O quilo sai, em média, por 3,2396, e o pacote de 5kg, por R$ 16,198.
O arroz pode ser substituído por opções disponíveis no mercado como quinoa, painço, trigo freekeh e batata doce, segundo a chef e nutricionista Bruna Pavão.
Outra opção que está se tornando a queridinha dos pratos saudáveis é a couve flor, que possui vários benefícios para a saúde, como aliviar a digestão, é antioxidante e ajuda na manutenção dos ossos, informou Bruna. A couve flor pode ser cozida e ficar bem picadinha para substituir o arroz tradicional nas refeições.
Preços salgados
Além do arroz, o litro do leite teve aumento de 16,12% em julho e 55,77% de janeiro a julho nos supermercados do Estado. O feijão ficou 35,56% mais caro apenas em julho - e subiu 138,85% de janeiro a julho deste ano e 161,67% nos últimos12 meses.
Alimentos que substituem o arroz
Quinoa - é um grão rico em fibras e proteínas. Ela tem diversos benefícios, como regular o intestino, aumentar a disposição, controlar os níveis de colesterol ruim, controlar a glicemia e combater a anemia.
Painço - É um grão muito rico em minerais como magnésio e fósforo, ou seja, ele auxilia na saúde dos ossos, disponibiliza energia para o corpo! É rico também em proteínas e não contém glúten.
Trigo freekeh - É um alimento tradicional da culinária árabe. Possui muitas fibras na sua composição, o que auxilia no melhor funcionamento do intestino, contém baixo índice glicêmico e é rico em proteínas. A ingestão deste trigo em quantidades adequadas promove saciedade ao organismo, auxilia no controle de açúcar no sangue, o que contribui para a perda de peso.
Batata doce - É um tubérculo pobre em proteínas e gorduras, mas rico em carboidratos de baixo índice glicêmico. Além disso é rica em fibras, vitaminas e minerais.
Fonte: Bruna Pavão