OK
Close

Quantos moradores?

Santa Barbara d Oeste 197 anos

Atualizado em 03/12/2015-23:59:35
Vista aérea | Situação intriga

Quantos habitantes tem Santa Bárbara d'Oeste? Para o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o número estimado, em 2015, é de 190.139 pessoas. Em 2010 o Censo apontou 180.009 moradores - crescimento de 5,6%. Para se ter uma ideia, em dez anos, entre 2005 e 2015, a cidade teve o menor crescimento da RMC (Região Metropolitana de Campinas), segundo o IBGE.
Na opinião do vereador Carlos Fontes (PSD) e até de alguns habitantes, a cidade tem mais de 200 mil moradores e há um erro no cálculo do instituto. O prefeito Denis Andia (PV) também já comentou que suspeitava que o número de habitantes seja maior. O número de habitantes de um município influencia, por exemplo, no repasse de recursos federais e na participação nas verbas estaduais e federais.
A comerciante Silda Maria Almeida de Araújo, 59, disse nunca ter visto recenseadores na região onde mora, na região do bairro Romano. "Eu nunca vi ninguém do Censo na minha casa. E eu vou acreditar no governo?", disse ela.
Foi se baseando em depoimentos como o de Silda que Carlos Fontes chegou a pedir informações ao IBGE sobre a contagem da população e sobre os critérios com que se faz as estimativas. O número de hidrômetros na cidade, disse o vereador, indica que o crescimento entre 2010 e 2015 deveria ser maior.
Segundo Fontes, a cidade tem dificuldades como baixo número do efetivo da Polícia Militar, repasses abaixo das necessidades em programas federais e estaduais.
"Se perguntar para a população, ninguém recebeu o Censo. Como é feita essa contagem? Alguém tem interesse que a cidade não cresça. Como Santa Bárbara d'Oeste não tem deputado, a cidade perde muito nessa questão política."
Fontes recebeu do IBGE uma negativa sobre a recontagem, mas pretende recorrer a deputados federais para tentar um novo Censo.
A prefeitura, por meio da assessoria de imprensa, informou não ter feito notificações oficiais ao IBGE, mas o prefeito Denis Andia (PV) já havia levantado as mesmas questões e suspeitas.
Segundo a assessoria de imprensa do IBGE, em Santa Bárbara d'Oeste há um número grande de residências ainda sem moradores. O instituto disse ainda que no Censo há uma "margem de erro" de 1,5% a 2% do número final.
Apesar de atuar para entrevistar pessoas em todas as residências, há casos em que os moradores não são encontrados, mas ainda assim a casa é recenseada.
Para os casos de residência habitada mas sem moradores presentes, o recenseador faz uma projeção do número de moradores com base na média familiar daquela região.
Para descobrir se a casa é habitada ou não, o recenseador faz uma pesquisa entre os próprios moradores da vizinhança. Além dos hidrômetros, o levantamento populacional do IBGE também se norteia por dados como contas de água e luz ativas, para saber onde há áreas com moradores permanentes das residências.
Como até agora não recebeu nenhuma denúncia concreta de falha no levantamento, não há previsão para que o IBGE faça recontagem em Santa Bárbara d'Oeste.